Governo quer reforçar investimento nos centros de base tecnológica

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, tem em mãos um projecto de reforço do investimento nos centros de base tecnológica ? no sentido de promover a capacidade de transferência de conhecimento para as empresas industriais.

Com base no programa comunitário Compete, este reforço do investimento será processado através do entendimento entre os ministérios da Economia e da Ciência e dos próprios centros tecnológicos, disse ainda Caldeira Cabral ? que discursava na conferência de comemoração dos 30 anos do INEGI ? centro tecnológico lançado pela Universidade do Porto, que é um dos mais reconhecidos casos de sucesso de interface entre a investigação universitária e as necessidades das empresas.

O ministro da Economia não quantificou o que quer dizer o reforço do investimento, mas deixou claro que "a aposta no conhecimento e na ciência é uma prioridade" para o actual Governo. Por diversas razões, disse: para promover as exportações, mas também para gerar #oportunidades em Portugal para a geração mais qualificada de sempre" ? e que em larga escala tem optado por viajar para outros países e outras economias.

O INEGI tem atualmente mais de 110 colaboradores ? a que se acrescentam 70 bolseiros ? e gera mais de oito milhões de euros de proveitos por ano, o que lhe confere uma posição destacada em termos da ligação entre a universidade e o mundo empresarial.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo