Boys ocupam lugares de topo na saúde, acusa setor

No dia em que o ministro da Saúde está na Assembleia da República para apresentar o orçamento para 2017, o presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Alexandre Lourenço, criticou os gestores do setor: "Nós temos uma gestão pouco capaz. Os utentes e os profissionais são prejudicados".

Em entrevista à TSF, esta segunda-feira, o responsável pela associação afirmou que os gestores dos hospitais não têm os requisitos básicos que são necessários para o cargo que ocupam. "Não podemos continuar a ter o aparelho de administração pública ocupado por indivíduos que não têm qualquer conhecimento da área", garantiu.

De acordo com Alexandre Lourenço, "é ainda mais grave quando tratamos de instituições muito complexas e de orçamentos muito elevados como são os dos hospitais do SNS". Questionado sobre se estaríamos perante situações de jobs for the boys, o presidente da associação de administradores hospitalares diz que é isso ou "outro nome que lhe queira dar".

"A gestão terá de ser qualificada para responder à qualidade dos profissionais de saúde que têm sustentado o Serviço Nacional de Saúde ao longo do tempo", assegurou Alexandre Lourenço. Segundo o presidente Associação de Administradores Hospitalares, estes profissionais têm ainda "proporcionado os melhores cuidados" aos utentes.

Alexandre Lourenço lembrou também à rádio as dificuldades financeiras que têm comprometido o diagnóstico na saúde.

Esta segunda-feira de manhã, Adalberto Campos Fernandes está no Parlamento para discutir o orçamento da saúde.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo