Qual é, afinal, o propósito dos ‘smartphones’?

A Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, realizou no final de outubro, e com a duração de 12 dias, um questionário sobre o uso dos smartphones, através da plataforma online GetFeedback, tendo sido hoje anunciado o seu resultado.

Este questionário, que tem como objetivo compreender o comportamento digital dos jovens estudantes no que concerne à utilização dos smartphones, teve como base as respostas de 1 528 estudantes de diversas nacionalidades como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, França, Reino Unido. Portugal contou com a participação de 146 estudantes.

No âmbito deste estudo, a Uniplaces apurou que 60,7% dos estudantes utiliza o seu smartphone em movimento, 55,3% nos transportes públicos e 53,1% na casa-de-banho.

O mesmo revelou, ainda, que o principal motivo do uso dos smartphones por estes estudantes é para aceder às redes sociais (71,4%), manter-se em contacto com os amigos (67,8%) e visualizar o email (49,6%).

A plataforma online apurou, também, que a aplicação sem a qual os estudantes, na maioria de nacionalidade espanhola e italiana, não conseguiriam viver é o WhatsApp, com 40,8%. Já os jovens portugueses e franceses demonstram maior preferência pelo Facebook.

O comportamento de compra dos estudantes através dos smartphones foi também analisado neste questionário, revelando que os estudantes britânicos são os que mais compram através dos dispositivos móveis (45,4%) e que 44,1% dos estudantes franceses prefere não realizar as suas compras via mobile. De uma forma geral, entre todos os inquiridos existe uma maior predisposição para a pesquisa através de smartphones, mas o ato de compra é feito através do desktop.

O co-fundador da plataforma online, Miguel Santo Amaro explica que "os millenials vivem o mundo digital de uma forma muito natural, como mais nenhuma outra geração consegue e sabe viver. Estão a trazer novos hábitos e comportamentos de consumo, têm valores distintos, e é muito importante que as empresas e as marcas compreendam as suas especificidades, para conseguirem comunicar com eles de forma efetiva. Os resultados deste inquérito revelam dados interessantes, alguns mesmo surpreendentes".

in Diário Economico

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