Três meses depois, o imposto dos combustíveis volta a cair

O imposto sobre os combustíveis tem vindo a encarecer o abastecimento do carro desde fevereiro, altura em que o Executivo de António Costa agravou o ISP em seis cêntimos por litro, ainda antes de o Orçamento do Estado entrar em vigor. A terceira revisão trimestral do imposto é aguardada para esta semana, antecipando-se uma descida do gasóleo e da gasolina até um cêntimo.

Esta semana, a gasolina desce mais que o gasóleo nas principais gasolineiras, informaram fontes do sector, os recuos no preço da gasolina deverão chegar a dois cêntimos por litro, enquanto no gasóleo as quedas deverão rondar os 0,5 cêntimos por litro.

A estas descidas poderão somar-se ainda mais um cêntimo de redução no valor do imposto sobre os combustíveis (ISP), desagravando a fatura fiscal dos condutores, em termos acumulados, em valores que podem chegar a 1,5 cêntimos por litro e a da gasolina poderá atingir três cêntimos.

Recorde-se que o compromisso assumido pelo Governo foi o de descer um cêntimo no valor do imposto por cada 4,5 cêntimos de aumento no preço dos combustíveis retirando os lucros e margem de comercialização das petrolíferas e excluindo o aumento inicial de seis cêntimos, anunciado em janeiro. E é tendo em conta a diferença entre o valor inicialmente utilizado como referência para a gasolina e o atual que deverá justificar-se um corte de um cêntimo na gasolina.

Em abril, na primeira revisão do imposto, o Governo desceu a carga fiscal de ambos os combustíveis em um cêntimo por litro. Já na segunda revisão, feita em agosto, o ISP ficou inalterado.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo