PSI 20 inicia mais uma semana a negociar com ganhos

Bolsa de Lisboa abriu o dia a ganhar 0,82% para os 4.412,25 pontos, no arranque da sessão de segunda-feira, com praticamente todos os títulos positivos, a recuperar das quedas das três últimas sessões. Um dos destaques da sessão nacional será o comportamento da dívida pública portuguesa.A subida das yields espanholas, italianas e portuguesas explica a underperformance dos respectivos mercados accionistas.

Destaque para as subidas da Altri (1,33%), BCP (2,78%), CTT (1,11%), Mota-Engil (1,70%), NOS (1,05%), Sonae (2,55%) e Navigator (1,71%).

Nos ?pesos-pesados', a Galp Energia ganha 0,39%, já a EDP avança 0,49% e a Jerónimo Martins 0,67%.

A negociar com perdas estão as ações da Pharol (-0,88%).

Na Europa os índices negoceiam com fortes ganhos, com os investidores à espera de conhecer o programa económico de Donald Trump, que, pelo menos até agora, assenta apenas em linhas gerais. Entre as diversas medidas as que mereceram a maior importância por parte dos mercados financeiros estão o plano de infra-estruturas e a redução dos impostos. Na última sessão em Wall Street, o Dow Jones bateu máximo históricos.

Na China, a produção industrial cresceu 6,1% em outubro, em termos homólogos, ao mesmo ritmo que tinha sido registado em setembro. A produção industrial de valor acrescentado ficou ligeiramente abaixo da previsão média de 6,2% dos 14 economistas consultados pelo The Wall Street Journal. Em cadeia, a produção industrial aumentou 0,5%.

Já a economia do Japão cresceu mais do que o previsto no terceiro trimestre, o que representa o terceiro período trimestral consecutivo de expansão. O produto interno bruto do Japão aumentou 2,2% em termos homólogos nos três meses até ao fim de setembro, mais do que os 0,9% previstos por economistas. O consumo e o investimento permaneceram inalterados.

O Dax sobe 1,09%, o índice francês CAC ganha 1,36%, a praça holandesa AEX valoriza 1,18%, e o Footsie de Londres avança 1,14%.

O petróleo Brent ganha 0,45% para os 44,95 dólares. O mercado mostra preocupação com o excesso de oferta de crude, após dados mostrarem que a produção nos países da OPEP aumentou para um recorde em Outubro, crescendo em 240.000 barris diários para 33,64 milhões.

No mercado forex o euro perde 0,88% para 1,0758 dólares, a fazer mínimos de janeiro deste ano. A Libra recua 0,75% para 1,2495 dólares.

A ?yield' da dívida portuguesa a dez anos, negoceia a subir 3,9 pontos base para 3,536%, para máximos de um mês. A primeira consequência da vitória de Donald Trump foi a subida das yields americanas. O mercado americano de dívida é o maior do mundo e os seus movimentos contagiam os demais mercados obrigacionistas. Assim, desde 4ª feira que se tem assistido a uma subida generalizada das yields mundiais, um movimento que ganha uma maior expressão naqueles países em que a dívida pública é elevada (Espanha, Itália e Portugal). Esta semana Portugal volta aos mercados para se financiar até 1.500 milhões de euros em dívida de curto prazo.

 

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo