Consulgal integra projecto vf-OS

A Consulgal anunciou a sua participação no Virtual Factory Operating System (vf-OS), integrada num consórcio de 14 empresas de sete países.

A empresa portuguesa vai demonstrar a utilização deste sistema operativo na área da construção/fiscalização. Financiado pelo Programa Horizonte 2020, da União Europeia (UE), este projecto está orçado em 7,7 milhões de euros e visa desenvolver um sistema operativo para fábricas virtuais, composto de sistema “cluster”, interface de programação de aplicações e “middleware”, “especificamente para a fábrica do futuro”.

De acordo com o comunicado da empresa, deste projecto resultará “um kit de utilização aberta para o desenvolvimento de aplicações (vf-OAK) e para implementação de “smart applications” para manufactura destinada a utilizadores industriais”. O mesmo estará disponível através de uma loja de aplicações para manufactura (vf-mApp), numa plataforma de fábrica virtual.

“Assim, tal como actualmente se recorre à Google Play Store ou à AppStore para se obter aplicações para Android ou iOS, também no futuro se poderá recorrer à vf-mApp para obter aplicações desenhadas especificamente para indústrias de manufactura”, conclui o comunicado da Consulgal.

Além da Consulgal, integram também o consórcio a Universidade Nova, a Caixa Mágica Software e a Knowledgebiz Consulting.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo