Vem aí mais uma descida nos combustíveis

Segundo apurou o Económico, numa das cadeias de marca branca em hipermercados o preço por litro de gasóleo deverá descer 0,5 cêntimos a partir de segunda-feira e 1 cêntimo no caso do litro de gasolina.

Já nas principais gasolineiras, informaram fontes do sector, os recuos no preço da gasolina deverão chegar aos 1,5 cêntimos por litro, enquanto no gasóleo as quedas deverão rondar os 0,5 cêntimos por litro.

É a segunda semana consecutiva de descida dos preços dos combustíveis. Na semana passada, o ‘diesel’ desvalorizou 3,5 cêntimos por litro e a gasolina desceu 2,5 cêntimos.

De acordo com dados da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa actualmente 1,454 euros enquanto o do gasóleo vale 1,223 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o sexto mais caro em toda a UE. Já o gasóleo ocupa a 9ª posição entre os 28 países do espaço comunitário.

Os mesmos dados mostram que a fiscalidade é o factor que mais pesa nos preços dos combustíveis em Portugal. Retirados os impostos, o ‘diesel’ desce para o 18º lugar do ‘ranking’ europeu enquanto a gasolina diminui para a 11ª posição.

Os mais Económicos Gasolina(s): – Pingo Doce do Cartaxo – 1.299?

– Pingo Doce da Moita – 1.299?

– Pingo Doce de Castelo Branco – Cruz de Montalvão – 1.299?

– Intermarché do Cartaxo – 1.309?

– Intermarché de Vila Real de Santo António – 1.319?

 

Gasóleo(s): – Intermarché de Albergaria-a-velha – 1.059?

– Pingo Doce do Cartaxo – 1.065?

– Intermarché do Cartaxo – 1.065?

– Pingo Doce da Lousada – 1.069?

– Pingo Doce de Estarreja – 1.069?

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo