Gigante chinês vende quase 5 mil milhões de euros numa só hora

As vendas do grupo Alibaba atingiram os 900 milhões de euros, nos primeiros cinco minutos após a meia-noite desta sexta-feira (16:00 de quinta-feira em Lisboa). A empresa de comércio eletrónico chinesa, fundada por Jack Ma, tirou proveito do ?Dia do Solteiro', que oferece todos os anos promoções em vários produtos.

O valor que foi atingido neste espaço de tempo é um terço maior do que no mesmo período do ano passado. O grupo de retalho e e-commerce chinês promoveu um evento de Singles Day, ao qual compareceram várias celebridades locais e internacionais e tomou lugar na cidade de Shenzen. Esta nova maneira de cativar os clientes está a ter muito sucesso para gerar compras online, atingindo 13,7 mil milhões de dólares de faturação durante as primeiras 16 horas.

Anualmente, a 11 de novembro, comemora-se na China o ?Dia do Solteiros', uma data associada ao comércio e que, normalmente, significa recordes de vendas online. Nesta data, os descontos oferecidos são do Alibaba, mas também da JD.com In, entre outras empresas. No ano passado, o grupo Alibaba faturou 14,3 mil milhões de dólares naquele dia, mais do dobro do montante total da Black Friday e da Cyber Monday de 2015, que se fixou nos 5,8 mil milhões. O gigante chinês tem, neste momento, cerca de 250 milhões de compradores ativos apenas em território chinês.

De acordo com a agência Reuters, estima-se que as vendas nas plataformas do grupo, onde entram também a Tmal e Taobao, deverão ultrapassar os 20 mil milhões de dólares (cerca de 18,3 mil milhões de euros) ainda este ano.

A 2 de novembro, o Alibaba divulgou um resultado no trimestre de 5,26 yuans (0,71 euros) por ação, acima dos 3,61 yuans (0,48 euros) por ação registados no mesmo período de 2015. As receitas aumentaram 55%, para 34,29 mil milhões de yuans (4,60 mil milhões de euros).

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo