OMS leva Acquawise Consulting à Albânia

aguaA Acquawise Consulting apresentou, em Tirana, o Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS) enquanto “ferramenta de gestão para apoiar a implementação do protocolo água e saúde”.

Esta apresentação foi feita no âmbito do workshop “Melhorar o abastecimento de água e saneamento em pequenos sistemas, para uma saúde melhor”, que teve lugar na capital albanesa, promovida pela Organização Mundial de Saúde. Segundo o comunicado da empresa portuguesa, estiveram presentes no evento decisores nacionais, regionais e locais, de autoridades dos sectores da saúde, água, ambiente, infra-estruturas e desenvolvimento.

A mesma fonte explica que o evento visava apoiar o trabalho que este país dos Balcãs tem desenvolvido em prol do protocolo, que constitui “o primeiro instrumento de cooperação internacional para proteger a saúde humana e o bem-estar das pessoas através de uma melhor gestão da água”, no sentido de prevenir, controlar e reduzir a transmissão de doenças por via hídrica. Portugal ratificou-o em 2006, juntando-se a outros 25 países europeus que integram a Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE).

O protocolo compreende, ainda , como objectivos, a protecção dos ecossistemas de água e das águas destinadas à produção de água potável, a prevenção e gestão das descargas da agricultura e de emissões de substâncias perigosos e o tratamento de águas residuais através de sistemas colectivas de saneamento, entre outros.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo