13% dos portugueses consideram que o seu poder de compra baixou este ano

Segundo dados divulgados pelo Observador Cetelem, divulgados esta quinta-feira, em 2016 apenas 13% dos portugueses inquiridos afirmam que o seu poder de compra diminuiu face ao ano precedente.

A percentagem representa uma queda de 10 pontos percentuais face a igual período do ano passado, em que a percentagem de portugueses a considerar que o seu poder de compra tinha diminuído se fixava em 23%. A queda é ainda mais significativa se compararmos com a percentagem registada em 2013 (65%), durante os anos da ?troika', quando a recessão económica atingia o auge.

A grande maioria dos consumidores (80%) sente que a sua capacidade económica se manteve, sendo que 3% consideram mesmo que o seu poder de compra aumentou este ano.

Entre os que referem que o poder de compra aumentou, 17% são mulheres e 27% têm idades compreendidas entre os 55 e os 65 anos. Lisboa é o distrito onde os consumidores manifestam ter perdido mais poder de compra neste último ano (20%).

Quando questionados sobre o futuro, 76% esperam que a sua capacidade económica se mantenha, 3% esperam um aumento e 10% preveem perder poder de compra.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo