Lucros da Sonae Indústria aumentam 11%

Em comunicado à CMVM, a Sonae Indústria revelou os resultados do terceiro trimestre de 2016. O volume de negócios atingiu 183 milhões de euros, o que representa uma subida de 4% face aos 176 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

De acordo com o relatório de contas, o desempenho deveu-se, principalmente, aos melhores resultados da unidade no Canadá face ao ano anterior, com melhor mix de produto e aumentos nos preços médios de venda. Os resultados também beneficiaram do desempenho positivo da unidade de laminados em Portugal em termos de volumes de vendas, que cresceram cerca de 49% face ao ano anterior.

A Sonae Indústria realça que a desvalorização do dólar canadiano face ao euro durante o período afetou negativamente o volume de negócios consolidado. Numa base comparável, utilizando taxas de câmbio de 2015, o volume de negócios teria sido cerca de 8,3 milhões de euros superior, representando um crescimento de 8,2%, refere o relatório.

O valor total de custos fixos para os primeiros nove meses do ano, numa base comparável, manteve-se relativamente estável, quando comparado com o mesmo período de 2015, representando cerca de 16% do Volume de Negócios.

O EBITDA recorrente alcançou 32 milhões de euros, o que representa uma subida de 29% em comparação com o período homólogo de 2015. A margem EBITDA recorrente melhorou para 17,4% (3,4 p.p. acima do valor registado no mesmo período de 2015).

Os resultados relativos a empresas associadas, no final de setembro de 2016, totalizavam 6,3 milhões de euros, o que corresponde a 50% do resultado líquido consolidado da Sonae Arauco desde 1 de junho de 2016. O resultado líquido das operações continuadas foi de 9,5 milhões de euros no período, valor que representa um crescimento de 11,4% face aos 8,5 milhões obtidos no ano anterior.

A Dívida líquida situou-se em cerca de 217 milhões de euros, no final de setembro de 2016.

Paulo Azevedo, Presidente do Conselho de Administração da Sonae Indústria, realça que "os resultados do terceiro trimestre demonstram uma melhoria contínua em todos os negócios, apresentando um melhor desempenho face ao ano anterior. Esta evolução positiva deve-se, principalmente, aos melhores resultados na América do Norte e ao contributo da Sonae Arauco que teve outro forte trimestre. Os nossos resultados consolidados do trimestre demonstram uma forte melhoria face ao anterior, com um aumento do EBITDA Recorrente em cerca de 30% e com um crescimento da margem de 3,8 p.p. para 20,9%”.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo