VRSA e IHRU assinam protocolo que viabiliza reabilitar edifícios do centro histórico

vrsa

 A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António assinou esta quinta-feira um protocolo com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), para adesão ao programa "Reabilitar para Arrendar ? Habitação Acessível", que se destina à recuperação de imóveis antigos que se encontrem degradados.

De acordo com a autarquia, a medida permite captar financiamento para a reabilitação de edifícios com mais de 30 anos, situados em Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), que após a intervenção se destinem predominantemente a fim habitacional, devendo as fracções habitacionais destinar-se a arrendamento em regime de renda condicionada.

Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, comenta que "este programa representa uma oportunidade estratégica para prosseguir a reabilitação do Centro Histórico de VRSA, que é hoje um dos mais activos do país em termos comerciais e sobre o qual tem vindo a ser feito um trabalho exemplar em matéria de protecção, recuperação e dinamização".

"Por outro lado, este desafio corresponde à necessidade de regenerar os centros urbanos, contribuindo para a sua dinamização e valorização económica e facilitando o acesso das famílias do nosso concelho à habitação e ao mercado de arrendamento", prossegue Luís Gomes.

Podem candidatar-se a este programa pessoas singulares ou colectivas, de natureza privada ou pública, que sejam proprietárias de edifícios, ou parte de edifícios a reabilitar, ou que demonstrem serem titulares de direitos e poderes sobre os mesmos que lhes permitam agir como donos de obra no âmbito de contratos de empreitada. De salientar que, podem também ser concedidos empréstimos para a reabilitação de edifícios com mais de 30 anos situados fora da ARU, desde que careçam de obras de conservação integral e sejam constituídos exclusivamente por fracções habitacionais.

Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a autarquia de VRSA refere que "os montantes financiados pelo projecto preveem um empréstimo até 90% do investimento total da obra de reabilitação e contemplam o financiamento de projectos, obras nas partes comuns do edifício (nomeadamente ao nível dos elementos estruturais, coberturas e fachadas), assim como trabalhos de restauro em edifícios classificados".

Recorde-se que, o programa "Reabilitar para Arrendar ? Habitação Acessível" tem uma dotação inicial de 50 milhões de euros, contando com o apoio financeiro do Banco Europeu de Investimento e do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa.

Recorde-se que o Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na actualidade, um excelente exemplo da arquitectura e do urbanismo do século XVIII e possui um Plano de Pormenor de Salvaguarda do Núcleo Pombalino de VRSA, o que levou à constituição da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) do país e à implementação do primeiro programa Jessica a sul do Tejo.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo