Maior Lua do Século é já na próxima segunda-feira

A Super Lua que acontece no mês de novembro será a maior e mais brilhante Lua Cheia em cem anos. O astro irá parecer 14% maior e 30% mais brilhante do que realmente é. A NASA avisa que na próxima segunda-feira é a oportunidade para ver a Lua Cheia mais próxima desde 1948.

A próxima vez que a Lua irá se aproximar tanto da Terra será apenas em 25 de novembro de 2034. A última vez que a Lua se aproximou tanto da Terra foi em 26 de janeiro de 1948, mas a maioria da população mundial nunca viu uma Lua tão grande quanto a que surgirá no céu na próxima segunda-feira, 14 de novembro.

Nos EUA o melhor ponto de observação ocorre de madrugada, mas em Portugal será a meio da manhã do dia 14, às 11h22, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa. Como ocorre de dia, tal impedirá a sua observação plena. No final do dia poderá, no entanto, voltar a observar a Lua que parecerá maior do que o habitual, porque estará mais próxima do horizonte, o que cria uma ilusão de óptica.

A designada “Maior Lua do século” já está a causar polémica, pois afinal, tecnicamente essa é a maior Lua em cem anos, sendo que a maior Lua de todo o século XXI acontecerá de fato em 6 de dezembro de 2052.

Esta não é a primeira vez que o fenómeno se forma nesse ano. Nesta segunda-feira, 14 de novembro, acontecerá a segunda de uma série de três Super Luas consecutivas. A primeira ocorreu em outubro e a última irá aparecer no dia 14 de dezembro.

Por que acontece uma Super Lua?

Para entender este fenómeno astronómico, temos de lembrar que a Lua completa uma volta ao redor da Terra em de cerca de 27 dias. É durante esse trajeto que acontecem as fases da Lua (por conta da luz solar).

Mas enquanto a Lua completa suas voltas ao redor do nosso planeta, a sua distância muda bastante entre seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu) e o seu ponto mais distante (apogeu).

O perigeu e o apogeu da Lua acontecem em qualquer época, independente da fase da Lua, porém, quando o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) acontece no mesmo dia da Lua Cheia, temos então o fenómeno chamado Super Lua.

O que vai determinar a dimensão da Super Lua é a diferença de horário entre o momento exato de sua fase Cheia e o momento exato de sua maior proximidade com a Terra. Quanto menor for essa diferença, maior (e mais brilhante) será a Super Lua.

Além do mais, a Super Lua de Novembro de 2016 terá um perigeu mais próximo do que o comum (356.509 km), e isso é o que a torna a maior Lua Cheia em 100 anos.

Marés mais agitadas

Uma Super Lua acentua ainda mais a maré dos nossos oceanos, e a Super Lua de 14 de novembro representa uma mudança ainda maior. Se estiver próximo do litoral nessa data, fique atento, pois as ondas devem ganhar uma altura extra.

Isso não significa que haverá inundações, a não ser que outro fenómeno natural, como tempestades ou furacões, aconteça ao mesmo tempo. Aliás, a mudança na maré pode continuar por alguns dias após a Super Lua.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo