Moscovici espera ter "boas notícias em breve" para dar a Portugal

O comissário europeu para a Economia, Pierre Moscovici, disse hoje que a Comissão Europeia "está a trabalhar muito bem com o Governo" português em torno do Orçamento do Estado.

Num seminário para jornalistas, em Bruxelas, Moscovici foi questionado sobre a flexibilidade do Pacto de Estabilidade e Crescimento e se isso poderia pesar mais do que as regras escritas e as exigências numéricas que foram feitas a Portugal, nomeadamente o atingir uma meta nominal do défice de 2,5% do PIB e uma redução de seis décimas no défice estrutural ? que desconta o efeito do ciclo económico.

Ironizando sobre o facto ser muitas vezes acusado de ser demasiado flexível ?"parece que sou um diabo socialista no meio de uma instituição burocrática e com regras" -, Moscovici lembrou que as regras europeias permitem essa flexibilidade, sobretudo quando se trata de países "que estão a fazer reformas estruturais" ou "onde a situação económica seja difícil".

Sobre Portugal, o comissário garante que os resultados "estão a aparecer" . Reconheceu "diferenças nos números da Comissão e do Governo" , nomeadamente ao nível do défice e o défice estrutural ? Bruxelas acredita que Portugal não cumpre a meta nominal de 2,5% do PIB em 2016 e falhe o ajustamento estrutural em 2017. No entanto, frisou, "essas diferenças não têm consequências práticas, porque Portugal está em claro cumprimento das regras, com défice bem abaixo dos 3%".

Sobre a diferença nas previsões para o saldo estrutural, Moscovici nada disse, acrescentando apenas que irá a Portugal na próxima semana, para dar conta do resultado da avaliação de Bruxelas ao Orçamento do Estado para 2017. "Espero que possa haver boas notícias em breve", conclui.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo