Web Summit: Tecnologia vs Indústria Musical

Sob o mote "The truth about the music industry" ("A verdade sobre a indústria da música"), os músicos Ne-yo e Tinie Tempah, o co-fundador e CTO do Soundcloud, Eric Wahlforss e o editor da Billboard, Andrew Flanagan, reuniram-se no palco principal, da cimeira global, em conjunto com o CEO da plataforma Deezer, Hans-Holger, moderador do debate.

Ne-yo iniciou a sua carreira a "escrever para outras pessoas", mas rapidamente decidiu arriscar a sua sorte como cantor. "Quando entrei na indústria era muito mais difícil as pessoas repararem em ti". No entanto, era mais fácil ser-se pago naquela altura.

O músico acredita que nos tempos em que vivemos "há mais música a ser feita, do que em qualquer outra altura", mas o emergir das plataformas digitais não pagas dificultam a indústria, tornando-se "financeiramente instável", de momento, para qualquer músico.

Tinie Tempah, músico, acrescenta: "Quando se assina por uma editora, achamos que todos os problemas serão resolvidos". Mas na verdade, com ele acabou por ser o oposto.

Eric Wahlforss, CTO do Soundlcoud, reforça que "os últimos anos foram dolorosos", referindo-se às estatísticas da indústria, mas que "nos próximos dez anos o seu crescimento vai ser originado pelo streaming".

O compositor de músicas como "so sick" e "closer" completa o CTO afirmando que "as leis dedicadas à arte musical têm uns cem anos e não estão preparadas para lidar com o que advém da tecnologia". "Deixei de me preocupar com aqueles que não ouvem a minha música", finaliza.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo