Coleção de arte de David Bowie vai hoje a leilão

A coleção de arte privada do cantor britânico David Bowie vai ser leiloada esta quinta e sexta-feira, em Londres, pela leiloeira internacional Scotheby's. No total são cerca de 400 objetos de arte, que estiveram em exposição cerca de dez dias, antes de esta quinta-feira se proceder ao início do leilão.

A grande maioria são pinturas de artistas do século XX, do Reino Unido, cujo valor pode ascender aos dez milhões de libras (quase 12 milhões de euros). Entre as obras de maior destaque estão as criações de artistas de grande prestígio internacional como Damien Hirst e Henry Moore.

Na coleção do autor de "Life on Mars" é ainda possível adquirir trabalhos de autores como Graham Sutherland, Frank Auerbach, Stanley Spencer, Patrick Caufield e Peter Lanyon e Marcel Duchamp.

A completar a coleção estão ainda peças de arte africana contemporânea, arte marginal e surrealismo. David Bowie, que para além da música também tentou uma breve passagem pela pintura, tinha uma grande adoração por arte marginal e surrealismo, sendo os trabalhos do chamado “Grupo Gugging”, feitos por pacientes da clínica psiquiátrica de Viena, uns dos seus preferidos.

A peça mais valiosa é um ?graffiti' de Jean-Michel Basquiat, de 1984, "Air Power", com um valor estimado entre 2,5 e 3,5 milhões de libras (de 2,9 a 4,1 milhões de euros).

Recorde-se que o artista britânico faleceu aos 69 anos, em Nova Iorque, a 10 de janeiro, dois dias antes do lançamento do seu derradeiro álbum "Blackstar".

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo