Figueira da Foz recebe tertúlia sobre “Cidade e Arquitectura”

tertu?liaA Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Fundação da Juventude e a Ordem dos Arquitectos organizam no próximo dia 19 de Novembro, uma tertúlia subordinada ao tema "Cidade e Arquitectura". O encontro que acontece no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, contará com a apresentação do trabalho de investigação  "O Vale das Abadias na Figueira da Foz".

Para a tertúlia foram convidados os arquitectos Isaías Cardoso – que projectou várias obras de referência da arquitectura portuguesa do séc. XX na Figueira da Foz (a confirmar) -, Florindo Belo Marques – Vice-Presidente do Conselho Nacional de Delegados da Ordem dos Arquitectos -, Cláudia Antunes – representante do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos -, Tiago Farinha, autor do trabalho de investigação "O Vale das Abadias na Figueira da Foz" -, e João Rafael Santos – Professor e Investigador na FAUL – Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, designado pela OASRS.

De acordo com a Ordem dos Arquitectos, em simultâneo decorre também a exposição "Cidade e Arquitectura, Património Arquitectónico do Séc. XX, 1910/1974" que estará patente até dia 4 de Dezembro de 2016. A mostra itinerante seguirá depois para as Caldas da Rainha, em Janeiro de 2017, e seguidamente para o Porto, em Março e para o Funchal, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis em data a definir.

A Ordem dos Arquitectos recorda ainda que "Cidade e Património Arquitectónico do Séc. XX: 1910-1974" foi o tema do Programa Millennium de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura em 2015. Programa este que "consiste no apoio ao desenvolvimento de estudos técnicos e científicos inéditos que demonstrem a singularidade e a excelência do Património construído no Séc. XX, contributo relevante para o enriquecimento da carta patrimonial dos Municípios, apoio à Inventariação do Património Arquitectónico do Séc. XX, contributo no traçar de estratégias de salvaguardar do património, participação na criação de novas e inovadoras rotas e circuitos turísticos e culturais e facilitação da empregabilidade territorial dos jovens, chamando a atenção dos diferentes Municípios de Portugal para a salvaguarda desse Património".

Recorde-se que, dez Municípios Portugueses constituíram-se como parceiros deste Programa Nacional que mantém especial enfoque no papel da arquitectura na protecção e preservação do património cultural nacional com a realização de um trabalho inédito de investigação técnica e científica nas áreas da arquitectura e/ou Património. Foram eles: Caldas da Rainha, Cascais, Figueira da Foz, Funchal, Mação, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto, Santa Maria da Feira, e Vila de Rei.

O Programa Millennium de Bolsas de Investigação conta, para além da Fundação Millennium BCP como mecenas oficial, com a Ordem dos Arquitectos na qualidade de parceiro científico.

 

 

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo