Hillary Clinton reage à derrota: “Isto é doloroso e será por muito tempo”

“Ontem dei os parabéns a Donald Trump e ofereci-me para trabalhar com ele em prol do país.” Foi assim que Hillary Clinton inaugurou o discurso da derrota ? o primeiro, aliás, desde que foram conhecidos os resultados da eleição que ontem se realizou nos Estados Unidos ? proferido em Manhattan, Nova Iorque.

A candidata democrata à presidência norte-americana referiu sentir, apesar do resultado indesejado, “gratidão pela campanha” que levou a cabo com os seus apoiantes: “Ser a vossa candidata foi uma das maiores honras da minha vida.” Apesar de desapontada, Hillary Clinton lembrou que a campanha “nunca foi sobre uma só pessoa, mas sobre todo o país”, que acredita estar “mais dividido” do que pensava.

A democrata deixou ainda um apelo aos seus apoiantes relativamente ao presidente eleito: “Devemos [a Donald Trump] uma mente aberta para respeitar e aceitar o futuro.” Já a pensar nos próximos passos, garantiu que a responsabilidade é continuar a trabalhar para “construir uma América mais justa”. Hillary Clinton reconheceu, ainda assim, que a derrota foi “dolorosa” e que continuará a ser “por muito tempo”.

A candidata derrotada agradeceu ainda a Barack e Michelle Obama, pela “liderança graciosa e determinada”.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo