Trampa

Qual a relação entre a eleição de Donald Trump como 45º Presidente dos Estados Unidos da América e Marrocos? Realiza-se por estes dias em Marraquexe a conferência anual das Nações Unidas sobre alterações climáticas (COP-22). Por coincidência, terminei ontem a escrita de uma recensão sobre o livro "Tudo Pode Mudar. Capitalismo vs Clima" de Naomi Klein (2016, Editorial Presença). Nele a autora defende que o capitalismo e o clima estão em colisão. Ou mudamos radicalmente o nosso sistema económico ou ele muda radicalmente o nosso mundo.

Naomi Klein critica o "fundamentalismo do mercado livre" e denuncia a imposição de um quadro político global com máximas liberdades (e lucros) para as empresas multinacionais e muitos sacrifícios para os trabalhadores. Segundo a autora, as soluções para a crise climática "são também a melhor esperança de construir um sistema económico muito mais estável e equitativo, que fortaleça e transforme a esfera pública, promova o trabalho em abundância e digno e controle radicalmente a ganância empresarial" (p.159).

O resultado da eleição presidencial americana comprova que o descontentamento com o sistema político e económico está a alastrar. E as perspectivas para as próximas décadas não são positivas. Alterações climáticas, degradação ecológica, migrações em massa, capitalismo problemático, aumento das desigualdade sociais e desemprego é o que se prevê para o século XXI.

Conseguiremos transformar as nossas economias e o sistema internacional num sentido socialmente justo e ecologicamente sustentável ou cairemos na trampa do fascismo e das guerras? A eleição de Trump é um mau sinal, mas ainda estamos a tempo de dar a resposta alternativa.

 

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo