Exportações de vestuário aumentaram 8,3% até setembro

As exportações portuguesas de vestuário aceleraram em setembro, com um aumento de 8,3%, para 2,32 mil milhões de euros. Em comparação com o mesmo período do ano passado, as exportações de vestuário somaram mais 177,3 milhões de euros, num crescimento transversal a praticamente todos os principais mercados do "made in Portugal".

Entre os 10 maiores destinos do vestuário português, a Suécia registou o maior crescimento (+25,7%), superando os 60 milhões de euros, em comparação com os 48,3 milhões de euros no período homólogo de 2015.

O segundo maior aumento registou-se em Itália (+18,5%), com os envios para o mercado transalpino a superarem os 78,8 milhões de euros.

Quanto aos Países Baixos (+16,5%) e a Espanha (+13,3%), foram países que registaram igualmente crescimentos de dois dígitos, enquanto para os Estados Unidos da América o aumento das exportações foi de 8,4 pontos percentuais, para um valor a rondar os 62 milhões de euros.

“É uma boa notícia para o sector o facto do crescimento das exportações estar a acelerar», considera César Araújo, presidente da direção da Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC), que realça ainda “o aumento das vendas a mercados exigentes como o sueco e o italiano, que mostram que o valor e a qualidade do "made in Portugal" são cada vez mais reconhecidos”.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo