Teixeira dos Santos: "Portugal não beneficiará com agravamento da conjuntura internacional"

Teixeira dos Santos, antigo ministro das Finanças, não esconde a apreensão que lhe causa resultado das eleições nos EUA e "o tom protecionista de Trump e o impacto que isso poderá ter na economia global". Portugal, diz, também não beneficiará e pode vir a sofrer os impactos, ainda que indiretamente, do agravamento da conjuntura económica internacional.

Em declarações ao Jornal Económico, Teixeira dos Santos, recorda que "ao longo da campanha, Trump demonstrou uma atitude muito protecionista, a proteger muito o mercado americano quer o mercado laboral que o mercado de bens e serviços".

Segundo o ex-ministro das Finanças, este "tom protecionista pode dar origem a uma atitude mais fechada dos Estados Unidos, numa altura em que a Europa enfrenta dificuldades em aprofundar a sua integração, o que foi acentuado pelo Brexit".

Este economista conclui mesmo que "a progressiva liberalização e abertura económica que se vinha a assistir pode ter um retrocesso com o mundo a enfrentar maiores dificuldades de crescimento". O ex-governante vê, assim, com preocupação os resultados das eleições norte-americanas, que confirmam a vitória de Donald Trump, e não afasta os seus impactos negativos em Portugal ainda que indiretos.

"Portugal não será um país que sofra um impacto direto e imediato. Mas não beneficiará de forma alguma com o agravamento da conjuntura internacional", conclui.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo