Agenda do investidor para 9 de novembro

Na China vai ser divulgado, à 1h30, o Índice de Preços no Consumidor, sendo esperada uma variação de 2,1% face ao período homólogo. No mês passado, registou-se uma variação de 1,9%.

Após uma longa campanha, hoje é conhecido o próximo presidente dos EUA. Seja qual for o resultado, terá seguramente impacto no mercado. “O que pode ter mais efeito positivo no mercado é a vitória de Clinton e a manutenção do controlo da Câmara dos Representantes pelos republicanos”, consideraram os analistas da Berenberg, adiantando que este resultado é o mais apontado pelas várias sondagens.

Em Lisboa prossegue a Web Summit, hoje com vários workshops de parceiros e startups, sendo o primeiro o da Cisco, logo às 9h30. Alex Stamos, do Facebook, fala sobre a segurança no mundo tecnológico. O dia termina com o CEO do Tinder no palco principal, às 16h40.

O INE divulga às 11h00 estatísticas de emprego referentes ao terceiro trimestre de 2016. No segundo trimestre registou-se uma taxa de 10,8% em Portugal. O gabinete de estudos apresenta ainda as estatísticas dos transportes e comunicações relativas ao ano de 2015. Vão ser ainda apresentadas estatísticas do comércio internacional; e o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas na indústria, ambos referentes ao período de setembro de 2016.

Às 14h30 horas, ainda no âmbito da Web Summit, a abertura do índice tecnológico norte-americano Nasdaq, será efetuada em Lisboa. Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, terá a honra de tocar o sino.

Os inventários semanais de petróleo nos EUA são divulgados às 15h30 horas. Os analistas antecipam 1,33 milhões de barris contra 14,42 milhões na passada semana.

A época de resultados referentes ao terceiro trimestre prossegue na Europa e nos EUA. Destaque na Europa para a Adidas, Alstom, Burberry, Osram, Vivendi, E.On. Nos EUA, os nomes mais ‘sonantes’  são a Mylan, Inovio e Shake Shack.

Em Portugal também há resultados. Após o fecho da sessão, Sonae e BCP apresentam contas consolidadas referentes aos nove primeiros meses de 2016.

Em simultâneo com a apresentação dos resultados, o BCP realiza uma Assembleia Geral de acionistas com o objetivo de rever a blindagem dos estatutos do banco, que está limitada a 20% dos direitos de voto.  Recorde-se que a Fosun está a negociar a tomada de 16,7% no capital do BCP, mas deixou claro que poderia aumentar a sua participação até 30%. Por isso, um dos pontos da AG refere explicitamente a alteração da blindagem dos atuais 20% para 30%.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo