Lacaton & Vassal no Grande Auditório do CCB a 15 de Novembro

pre?miotrienal

O Grande Auditório do CCB recebe no próximo dia 15 de Novembro, a conferência com a dupla vencedora do Prémio Carreira Millennium bcp Trienal 2016, Lacaton & Vassal. O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, entregará o galardão, uma obra de arte de José Pedro Croft criada especialmente para o efeito.

Fernando Nogueira, da Fundação Millennium bcp refere a propósito que “a arquitectura é um elemento cultural que condiciona e influencia o ambiente urbano, as cidades, o território e a qualidade de vida dos cidadãos. É igualmente uma área de actividade humana onde o talento português se tem afirmado de forma marcante. Estes factos só por si justificam que a Fundação Millennium bcp tenha estabelecido uma parceria desde 2007 com a prestigiada Trienal de Arquitectura de Lisboa, e se assuma com justificado orgulho como mecenas exclusivo dos três prémios por esta atribuídos em cada uma das suas edições.”

Recorde-se que o atelier fundado em Paris, em 1987, por Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, conta com inúmeros projectos de edifícios comerciais, educacionais, culturais e residenciais. A dupla tem como um dos fios condutores mais fortes do seu trabalho o desejo de reduzir as necessidades ao essencial e criar uma linguagem modesta de arquitectura baseada numa cuidada economia de meios. Quer se trate da conversão célebre do Palais de Tokyo em Paris, ou das suas remodelações de habitação social, Lacaton e Vassal reutilizam inteligentemente as potencialidades do edifício existente, minimizando os recursos através de um design inovador e da apreciação das possibilidades transformadoras de cada situação. Sustentam que noventa por cento do que é necessário para a maioria dos projetos já está disponível no local. www.lacatonvassal.com

 

 

 

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo