Taxa de juro para habitação atingiu o valor mais baixo dos últimos treze anos

Em nota de informação estatística, o Banco de Portugal mostra que as taxas de juro médias das operações de concessão de crédito a particulares para a finalidade de habitação fixaram-se nos 1,87%, sendo que este valor é o mais baixo desde janeiro de 2003.

No crédito ao consumo, as taxas de juro médias foram de 7,55% e no crédito para outros fins não ultrapassaram os 4,25%.

As taxas de juro médias dos empréstimos concedidos a sociedades não financeiras caíram 0,11 pontos percentuais (de 3,14%, para os 3,03%) durante o mês de setembro, quando comparadas com o mês de agosto.

Em setembro, os volumes de novas operações para habitação subiram para os 512 milhões de euros, para o consumo ascenderam aos 328 milhões de euros e para outros fins chegaram aos 154 milhões de euros.

Já a taxa de juro média dos novos depósitos até um ano de sociedades não financeiras fixou-se em setembro nos 0,25%, três pontos base acima da registada no mês anterior.

No caso dos depósitos efetuados por particulares, o valor médio da taxa de juro dos novos depósitos até um ano ficou-se pelos 0,33%, o que corresponde a um novo mínimo desde janeiro de 2003, com um recuo de três pontos base face a agosto.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo