Um em cada mil cidadãos chineses é milionário

O país mais populoso do mundo é também um dos países onde se concentra o maior número de milionários à face da Terra. No total, a República Popular da China tem 1,34 milhões de cidadãos com mais de um milhão de dólares, o que significa que um em cada mil chineses é milionário.

Segundo a Hurun Report Inc, considerada a Forbes chinesa, até maio deste ano registou-se um aumento de 10,7% no número de chineses que se tornaram milionários, em comparação com o ano passado, o que representa um aumento de mais de 130 mil chineses com rendimentos acima de um milhão de dólares (904 mil euros).

Mais de metade dos chineses milionários vivem nas províncias de Guangdong e Zhejiang e nos municípios de Pequim e Xangai, no sul e leste do país. A província de Guangdong, no sul da China, é onde se concentram mais milionários, cerca de 240 mil. Pequim é a cidade com mais milionários ?per capita', com um em cada 100 residentes na capital chinesa a possuir mais de um milhão de dólares.

A nível mundial, a China representa 10% da riqueza do planeta. Desde o início do século, o PIB chinês quintuplicou. Os milionários chineses investem sobretudo além-fronteiras, em divisas estrangeiras. A desvalorização da moeda chinesa ? o yuan ? em relação ao dólar, tem levado muitos investidores chineses a procurar ativos denominados em dólares ou em euros.

Com cerca de 1 368 milhões de habitantes ? cerca de 18% da população mundial ?, a segunda maior economia do mundo, logo a seguir aos EUA, tem no total 0,1% da sua população a viver em abastadas condições de vida. No entanto, de acordo com a ONU, o fosso social mantém-se acima do "alarmante". O Banco Mundial estima que cerca de 200 milhões de chineses vivem na miséria.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo