10 curiosidades sobre as eleições americanas

– As eleições americanas realizam-se sempre na primeira 3ª feira de Novembro  (este ano foi uma excepção, já que esta data coincidiu com o 1º de Novembro). Esta data foi determinada no séc. XIX quando os EUA eram uma sociedade essencialmente agrícola. O mês de Novembro era o mês seguinte às colheitas e como tal um período pouco activo, o ideal para a realização de eleições. A escolha da 3ª feira é explicada pelo facto de muitos locais de voto se situarem a pelo menos um dia de viagem. Sendo o domingo o dia dedicado à família e à religião e a 4ª e 5ª feira os dias de mercado, a 3ª feira foi escolhida como o dia de realização de eleições.

– George Washington (1789 e 1792) e James Monroe James Monroe (1820) foram os únicos presidentes a serem eleitos sem um candidato concorrente.

– Gerald Ford foi o último Presidente a não ter sido eleito. Vice-Presidente (sem ter sido leito igualmente eleito) durante a Presidência de Richard Nixon assumiu o cargo após a demissão deste, em virtude do escândalo WaterGate. Posteriormente, foi derrotado por Jimmy Carter em 1976.

– George W. Bush (2000) e Benjamim Harrison (1888) foram eleitos Presidentes com menos votos que os opositores. Este facto é explicado pelo sistema eleitoral americano, que na grande maioria dos Estados é maioritário. Assim, é possível que o Presidente eleito ganhe num maior número de Estados (e os respectivos Grandes Eleitores) mas no cômputo geral, o somatório dos votos a nível nacional tenha sido inferior ao do seu adversário. Isto poderá ocorrer, por exemplo, quando este candidato tenha vencido em alguns Estados com uma margem mínima e nos demais Estados perdido por uma diferença acentuada.

– Franklin D. Roosevelt foi o único Presidente a ser eleito em mais de 2 mandatos. Foi eleito em 1932, 1936, 1940 e 1944, tendo o último mandato terminado com a sua morte em 1945. Ficou célebre o seu slogan na campanha de 1944, em plena 2ª Guerra Mundial, "não se muda de cavalo a meio da corrida". A partir de 1951, foi legislado que um Presidente só poderia ocupar o cargo por dois mandatos.

– As eleições presidenciais foram palco de disputas muito renhidas (George Bush- Al Gore 2000, John Kennedy ? Richard Nixon 1960, Benjamim Harrison – Grover Cleveland 1888), mas uma das mais interessantes foi a de 1948. Nesse ano, as sondagens e os analistas políticos atribuíram uma certeza tão elevada à vitória de Thomas E. Dewey sobre Harry Truman, que diversos jornais não aguardaram pelos resultados oficiais e publicaram as suas edições anunciando a vitória de Thomas E. Dewey. Harry Truman acabou por vencer com mais de dois milhões de votos de diferença e ficou para a história a sua fotografia com um jornal que o dava como derrotado.

– O Burro é o símbolo não oficial do Partido Democrata. Este facto remonta a 1828 quando o Candidato Democrata e futuro Presidente Andrew Wilson foi caricaturado como um burro que pontapeia um outro animal. Em vez de se sentir ofendido, Andrew Wilson utilizou a caricatura como propaganda eleitoral. Em 1870, o burro foi adoptado como o símbolo quase oficial do Partido.

– O Elefante é o símbolo do Grand Old Party (o Partido Republicano). Este símbolo nasceu numa caricatura no último quartel do séc. XIX que comparava o eleitorado republicano a um elefante que na altura fugiu do jardim zoológico de Nova Iorque.

– Red States são os Estados onde os Republicanos tradicionalmente ganham enquanto os Blue States são os Estados maioritariamente Democratas. Esta atribuição de cores foi pela primeira vez realizada pelo New York Times em 1908.

– Swing States são os Estados onde o resultado das eleições é incerto. Também apelidados de Purple States (cor púrpura, a mistura de azul com vermelho) são geralmente os Estados onde se decide o vencedor das eleições.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo