Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários intervém no plano de reestruturação do Banco Popular

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) vai realizar várias sessões plenárias com os associados nos próximos dias para discutir o plano de reestruturação em curso no Banco Popular. 

Na sequência do acompanhamento por parte do SNQTB, o Banco Popular comprometeu-se a abrir um processo de candidaturas voluntárias, conducentes a rescisões de contrato por mútuo acordo (RMA), com condições bastante superiores às estabelecidas na lei, afirma o comunicado do SNQTB.

«As condições finais a apresentar pelo Banco aos seus trabalhadores estão ainda em negociações e o SNQTB está a convocar os seus sócios para plenários a realizar em várias cidades no país nos próximos dias. Nessas reuniões serão prestadas todas as informações que então se encontrem disponíveis», afirma Paulo Marcos, presidente do SNQTB. «Importa salientar que o Banco Popular reafirmou a vontade de continuar em Portugal, agora com uma aposta renovada nas pequenas e médias empresas».

Depois de anunciar em Espanha que chegara a acordo com os sindicatos para a saída de 2.592 trabalhadores, o Banco Popular fez um comunicado a anunciar o impacto do corte de custos em Portugal.

Em Portugal, o ajuste decorrerá até final do ano. "A reformulação da rede de agências implica o encerramento de 47 Agências, prevendo-se a saída de 295 Colaboradores (onde se incluirão também processos de reformas), através de um método consensual, ou seja, por via da celebração de acordos de cessação dos contratos de trabalho", diz o banco.

"Por forma a garantir aos trabalhadores o acesso ao subsídio de desemprego, em Portugal foi requerido ao Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social a declaração do Banco como empresa em reestruturação para efeitos de quadro de pessoal", conclui o comunicado.

in Diário Economico

Ver original


Parcerias

Arquivo