Portugal Steel complementa formação da UA com seminários sobre construção metálica

Construcao-metalicaA Universidade do Algarve (UA) vai ser palco do seminário técnico Portugal Steel, que decorrerá no dia 4 de Novembro.

Em comunicado de imprensa, a Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista (CMM), entidade responsável por esta marca de promoção e divulgação do sector de construção metálica nacional, explica que este evento contará com a participação de várias empresas de construção metálica da região, permitindo este encontro a divulgação de temáticas referentes a este tema, “por empresas, entidades e técnicos nacionais e regionais, com grande experiência no sector”, numa altura em que o aço ganha terreno nesta região do país.

“Temos verificado que no Algarve são adoptadas cada vez mais soluções mistas, que conjugam aço e betão, tanto ao nível dos grandes edifícios, como centros comerciais, que necessitam de amplos vãos envidraçados, como ao nível das moradis que procuram, hoje em dia, combinar a estrutura de betão com subestruturas metálicas”, explicou Vítor Barreto, acrescentando que “os novos restaurantes nas zonas turísticas também têm vindo a privilegiar estas opções de construção”.

Segundo o professor adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Algarve, têm surgido, mais recentemente, “edificações integrais em aço leve para habitação e, pontualmente, para fins turísticos”. “A solução em aço leve, na reabilitação de pavimentos e coberturas, tem tido igualmente um grande incremento nas edificações localizadas nas denominadas “áreas de reabilitação urbana”, dentro dos centros históricos ou em zonas adjacentes aos mesmos, de várias cidades algarvias”, sublinhou Barreto.

O responsável da universidade referiu ainda que as temáticas em causa são do interesse dos alunos e dos técnicos “que residem e trabalham na região algarvia”. “Naturalmente que estes seminários promovem a construção metálica ou soluções em construção metálica, complementando a formação e ampliando horizontes dos nossos alunos, nomeadamente os do mestrado em Engenharia Civil”, concluiu.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo