LARUS lança prémio internacional de Design
larusA LARUS anuncia o lançamento do LARUS AWARD 2017 e a abertura de candidaturas ao "primeiro e único prémio nacional que distingue projectos de Design Urbano a nível internacional".

Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Larua revela que o objectivo é "premiar o mérito de novos autores, valorizar trabalhos com um impacto positivo no urbanismo das cidades e na qualidade de vida dos cidadãos e promover o conhecimento, a originalidade e a inovação do Design Urbano".

Ao galardão podem candidatar-se estudantes de Design, Designers, Arquitectos, Empresas e Ateliers de qualquer nacionalidade, nas categorias: "Prémio Académico" e "Prémio Profissional", até 28 de Fevereiro de 2017.

O júri internacional integra diversos especialistas e é presidido por Francisco Providência, Designer, Professor Universitário, fundador do atelier "Providência Design" e vencedor do Prémio Nacional de Design (1999).

Os vencedores serão galardoados com um Troféu de Excelência desenhado pelo arquitecto Álvaro Siza Vieira, Prémio Pritzker 1992, e terão a oportunidade de expor os seus trabalhos na Bienal Ibero-Americana de Design.

Pedro Martins Pereira, fundador da Larus, explica que o LARUS AWARD 2017 ambiciona "responder aos difíceis e surpreendentes desafios que se colocam actualmente às empresas. Num mundo que se vai tornando extremamente competitivo, solicita-se ao Design que dê resposta às necessidades do mercado, auxiliando igualmente o aparelho produtivo. É nesse sentido que promovemos uma adequada utilização do Design, ferramenta determinante na pesquisa e no desenvolvimento, procurando soluções para as necessidades humanas, respeitando a economia de recursos e a identidade das gerações e das culturas, adequando os produtos às disponibilidades produtivas, ou sugerindo novas utilizações de materiais e de equipamentos produtivos."

Nota ainda para o facto de, no início de 2017, a Larus organizar um ?roadshow' de promoção do prémio e de apresentação de alguns dos equipamentos da marca premiados internacionalmente nos Emirados Árabes Unidos, em Espanha, Marrocos.

Sublinhe-se que em 2011, a empresa lançou o Prémio Ibérico LARUS, apostando este ano na abrangência global, convidando estudantes e profissionais de todo o mundo a candidatarem os seus projectos e equipamentos de Design Urbano.

Com a LARUS trabalham nomes reconhecidos da Arquitectura e do Design, como é o caso de Siza Vieira, Daciano da Costa, Souto de Moura, Alcino Soutinho, Carrilho da Graça, João Nunes, Josep Lluís Mateo, Francisco Providência ou Henrique Cayatte.

Hoje, a empresa mobila cidades em todo o mundo, como Lisboa, Porto, Londres, Madrid, Dubai, Casablanca, Maputo, Luanda ou Cidade do Kuwait.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo