Pinhão recebe apresentação da 10ª edição do Prémio Arquitectura do Douro

 

MuseudaVilaVelha,emVilaReal,daautoriadoarquitetoAntónioBelémLimaFoto:FG+SG

Museu da Vila Velha, em Vila Real, da autoria do arquitecto António Belém Lima Foto: FG+SG

A CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) apresenta em conferência de imprensa, no próximo dia 25 de Outubro, no Vintagehouse Hotel do Pinhão, a próxima edição do Prémio Arquitetura do Douro, um galardão lançado em 2006 por ocasião das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro.

Nesta edição, comemorativa dos 10 anos do Prémio, a CCDR-N pretende alcançar um maior número de participantes com intervenções arquitectónicas de excelência em toda a região NUT III Douro.

A sessão de apresentação, que conta com a participação do Presidente do Município de Alijó, Carlos Rocha Magalhães, da Presidente da Ordem dos Arquitetos ? Secção Regional do Norte (OA-SRN), Cláudia Costa Santos, e do Vice-Presidente da CCDR-N, Ricardo Magalhães, servirá igualmente para apresentar um balanço da intervenção na paisagem Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro.

Recorde-se que o Prémio, com periodicidade bienal, é promovido em parceria com a AO-SRN, a Direcção Regional da Cultura do Norte e o Turismo do Porto e Norte, e financiado pelo NORTE 2020, no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O galardão visa o reconhecimento público de obras licenciadas e executadas depois de 14 de Dezembro de 2001, data da classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial.

Nas edições anteriores foram vencedores o Museu do Côa, da autoria dos arquitectos Camilo Rebelo e Tiago Pimentel (2013/2013), Armazém da Quinta do Portal, em Sabrosa, da autoria do arquitecto Álvaro Siza Vieira (2010/2011), Museu da Vila Velha, em Vila Real, da autoria do arquitecto António Belém Lima (2008) e Adega da Quinta da Touriga, Foz Côa, da autoria do arquitecto António Leitão Barbosa (2006).

 

 

 

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo