Setembro: tempo médio de venda e arrendamento de imóveis é o mais baixo de sempre

lisboaO Imovirtual Market Index (IMI) concluiu que Setembro foi “o mês mais rápido de sempre na venda e arrendamento de casas”.

Em comunicado de imprensa, a Imovirtual explica que este indicador reflecte a expectativa dos agentes imobiliários em Portugal e foi desenvolvido em parceria com a REVConsultants. De acordo com este índice, o mês de Setembro “apresentou um comportamento positivo, tendo-se verificado um ligeiro crescimento do optimismo dos agentes imobiliários”.

Para tal optimismo terão contribuído o aumento do número de interessados, de negócios concretizados e o comportamento em termos de actividade, assim como a diminuição do tempo médio de venda e arrendamento de imóveis – “foi registado o valor mais baixo desde o início da série, em Julho de 2012”.

No mês em causa, em termos médios, de acordo com os participantes do IMI, a colocação de imóveis residenciais para venda apresentou uma morosidade de 7,5 meses. No caso dos imóveis para arrendamento, o tempo médio de absorção rondou os 2,3 meses.

Sobre o IMI, a Imovirtual destaca que 31% dos participantes mencionaram o aumento do produto em carteira, enquanto que 36% dos inquiridos registaram um aumento de visitas de potenciais interessados (crescimento relativo ao mês anterior), 49% referiu uma estabilização e 15% mencionou uma diminuição.

Paralelamente, 50% dos inquiridos observaram uma estabilização no que se refere à concretização das transacções, cerca de 29% referiu um aumento dos negócios efectuados e 21% reportou uma diminuição (valor inferior ao mês anterior).

Entre os principais factores que afectam negativamente a performance do mercado imobiliário, sobressaem, no IMI, a instabilidade no mercado de trabalho (56%), a desadequação do produto imobiliário existente face à procura (48%) e a restrictividade bancária (28%). Em termos de perspectivas, 58% dos inquiridos tem expectativas de melhoria do dinamismo da actividade e apenas 4,5% acredita na deterioração das condições do mercado imobiliário, pessimismo que, segundo a Imovirtual, “sofreu um ligeiro aumento comparativamente com o mês de Agosto”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo