Kaeser Compressores lança solução que prevê avarias em compressores

SAM4.0A Kaeser Compressores anunciou o lançamento de “uma tecnologia pioneira no mercado internacional do sector, capaz de prever avarias em compressores e demais equipamentos responsáveis pelo tratamento de ar comprimido”.

Em comunicado de imprensa, o fabricante de sistemas de ar comprimido sublinha que, com esta tecnologia, se evitam custos de tempo de inactividade das máquinas e estragos subsequentes. A capacidade preditiva do sistema Sigma Air Manager 4.0 (SAM 4.0) permite introduzir medidas de manutenção preventivas “no exacto momento em que estas são necessárias, assegurando, desta forma, ganhos de eficiência energética numa escala sem precedentes”.

“Trata-se de uma solução tecnológica que se enquadra no âmbito da indústria 4.0, em que um sistema de inteligência central controla cada máquina individualmente e, através de monitorização em tempo real, é capaz de registar, transmitir e validar dados operacionais”, afirma Rita Campos Cunha. Segundo a directora da Kaeser Compressores, “os resultados permitem prever possíveis avarias, possibilitando assim intervir de forma atempada e preventiva junto do equipamento”.

A nota de imprensa destaca também que o SAM 4.0 pode comunicar em 30 línguas, incluindo português, através de um ecrã táctil de 12 polegadas, a cores, e de fácil utilização, que indica, de forma imediata, se o sistema se encontra, do ponto de vista energético, na “área verde””.

Desta forma, o sistema possibilita a visualização e análise de aspectos como o estado operacional, a pressão, caudal e o consumo energético das máquinas, bem como aceder a mensagens de manutenção que reportem eventuais falhas, quer no momento actual, quer retroactivamente. Estas acções poderão ser realizadas no local, mas também de forma remota, graças a partir de uma ligação de rede.

Os sensores integrados na máquina e o comando Sigma Control 2 recolhem dados e transmitem-nos em tempo real para o Sigma Air Manager 4.0. Com a utilização de um software específico, a informação é transmitida para o Kaeser Data Center, onde é feita a sua análise em tempo real. No centro dedados é feita a monitorização de forma centralizada e também o processamento de mensagens de serviço. Se necessário, são introduzidas medidas de manutenção preventivas.

“Até agora, a manutenção das máquinas só se realizava após a ocorrência de uma avaria, ou aquando de compromissos de manutenção programados, ou no contexto de intervenções periódicas”, explica Rita Campos Cunha. Segundo a directora, com o SAM 4.0, “é possível iniciar as medidas de manutenção preventivas antes que ocorra uma falha”. “Por outro lado, com este sistema, todos os componentes trabalham em compatibilidade e orientados para as necessidades do cliente”, conclui.

Esta inovação será apresentada, a par de outras soluções dentro do leque de produtos e serviços orientados para os sectores da indústria, construção e tratamento de águas, na EMAF 2016, que decorre entre 23 e 26 de Novembro na Exponor, em Matosinhos.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo