LNEC integra projecto RESCCUE

aguaO Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) anunciou a sua participação no projecto Europeu RESCCUE (Resilience to cope with climate change in urban areas – a multisectorial approach focusing on water”.

Iniciado em Maio deste ano, este projecto visa aumentar a resiliência das cidades às alterações climáticas, disponibilizando ferramentas e modelos “práticos e inovadores” aos gestores de infra-estruturas e de serviços urbanos (água e águas residuais, energia, transportes, limpeza urbana) para melhor responderem “aos desafios das alterações climáticas e, assim, contribuirem para a transição para cidades mais resilientes”.

O projecto facultará instrumentos para a avaliação da resiliência urbana, numa perspectiva multissectorial e para cenários climáticos actuais e futuros, incluindo múltiplos perigos. “Esta abordagem holística para a resiliência urbana permitirá ainda apoiar a decisão de gestores municipais e operadores de sistemas urbanos nas melhores opções de investimentos a realizar para responder a situações futuras”, refere o comunicado do laboratório.

Com uma duração de 48 meses, os desenvolvimentos de inovação deste projecto centrar-se-ão em três cidades europeias: Lisboa, Barcelona e Bristol. O consórcio constituído por 18 parceiros é liderado pela Aquatec, Suez Water Advanced Solutions. O projecto está orçado em 8 milhões de euros e é cofinanciado pelo programa da União Europeia de investigação e inovação Horizonte 2020, com o contrato “Grant Agreement no. 700174”.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo