Anunciado júri do concurso internacional “Castelo de Abrantes”

abrantes Foi anunciado o júri do terceiro concurso internacional de ideias, lançado no âmbito do Programa escolha-arquitectura e que tem o Castelo de Abrantes como objecto de requalificação e valorização através da criação de programas para fins lúdicos, culturais e turísticos.

De acordo com a OASRS, o painel de jurados é composto pelo arquitecto italiano Walter Angonese, indicado pela OASRS, Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e o arquitecto João Carlos dos Santos, subdirector-geral da DGPC indicado pela Câmara Municipal de Abrantes.

No âmbito do concurso, os arquitectos e arquitectos paisagistas são convidados a "interpretarem o centro histórico enquanto unidade dinâmica e articulada com a envolvente, que estabelece relações de reciprocidade de forma a garantir fluxos humanos significativos. Estes fluxos devem ser encarados como rótula de articulação entre as diversas partes da cidade, criando um único sistema urbano, vital para cidades de média dimensão", explica a OASRS.

 As propostas podem ser enviadas até ao dia 7 de Novembro de 2016.

Notas biográficas:

 Walter Angonese Formado pela IUAV de Veneza, trabalhou no Regional Office of Ancient Monuments em Itália. Em 2002 funda o "Studio Walter Angonese" localizado no norte de Itália, desenvolvendo projectos que reflectem uma estrutura sofisticada e uma estreita relação com as pré-existências e o lugar. O edifício, a topografia, o perímetro da estrutura e as construções na envolvente estão sempre interligadas criando novas imagens globais. De entre as obras mais significativas, destaca-se o Museum Tyrol Castle na Áustria. Em 2004 foi nomeado para o Prémio Mies van der Rohe. Leccionou nas universidades de Innsbruck, Viena, Liechtenstein, Palermo, Reggio Calabria, Munique, Zurique, Milão, entre outras, sendo, desde 2007, professor associado na Academia de Arquitectura de Mendrisio (Suíça).

Maria do Céu Albuquerque Actual Presidente da C.M. Abrantes, li­cen­ci­ada em Bi­oquí­mica pela Fa­cul­dade de Ci­ên­cias e Tec­no­logia da Uni­ver­si­dade de Coimbra e com Pós-Gra­du­ação em Gestão da Qua­li­dade e Se­gu­rança Ali­mentar pelo Ins­ti­tuto Su­pe­rior de Ci­ên­cias da Saúde Egas Moniz. Durante o seu percurso exerceu vários cargos, nomeadamente, Presidente da Co­mu­ni­dade In­ter­mu­ni­cipal do Médio Tejo (2013-2014), Pre­si­dente da Direcção da TAGUS – As­so­ci­ação para o De­sen­vol­vi­mento In­te­grado do Ri­ba­tejo (2009-2010 e 2012-2013) e vereadora da Câ­mara Mu­ni­cipal de Abrantes (2006-2009).

João Carlos dos Santos Subdirector-Geral da DGPC (Direcção-Geral do Património Cultural)é licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e mestre em Restauro Arquitectónico pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de La Coruña.Coordenou e foi autor de vários projectos de recuperação e reabilitação arquitectónica, destacando-se a valorização do Mosteiro de S. Martinho de Tibães (Braga) e a requalificação da Igreja e Torre dos Clérigos (Porto). Recebeu ao longo do seu percurso profissional diversos prémios e outras distinções, foi responsável por várias publicações e participou em inúmeros congressos e seminários no país e no estrangeiro. Integra e integrou várias comissões, de que se destacam o Conselho Nacional de Cultura, é vogal do Conselho Directivo do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural e membro do Conselho Coordenador do Programa de Gestão do Património Imobiliário do Estado, e fez parte da Comissão Redactora da Política Nacional da Arquitectura e da Paisagem, entre outros. Desde 1991 que é docente de unidades curriculares relacionadas com o restauro do património arquitectónico em diversas universidades do país.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo