RIBA atribui a Paulo Mendes da Rocha a Royal Gold Medal 2017

mendesdarocha O Royal Institute of British Architects (RIBA) distinguiu Paulo Mendes da Rocha, "o arquitecto brasileiro vivo mais famoso" – como lhe chamou -, com a Royal Gold Medal 2017, reconhecendo assim o "trabalho de toda uma vida".

O arquitecto brasileiro recebeu o prémio com alegria referindo ser esse o seu estado de espírito por ser reconhecido pelo RIBA depois de tantos anos de trabalho, e por "contribuir com a sua vida e as suas experiências para o progresso da arquitectura e da sociedade".

"Gostaria de enviar os meus mais calorosos cumprimentos a todos aqueles que partilham a minha paixão, em particular os arquitectos britânicos, e compartilhar este momento com todos os arquitectos e engenheiros que têm colaborado nos meus projectos", disse citado pelo RIBA.

Jane Duncan, presidente do RIBA e do júri do Prémio revelou sobre a obra de Mendes da Rocha ser "altamente incomum em comparação com a maioria dos arquitectos mais famosos do mundo". "Ele é um arquitecto com um incrível reconhecimento internacional, mas quase todas as suas obras-primas foram construídas no seu país de origem". Jane Duncan caracterizou ainda a obra de Paulo Mendes da Rocha de "revolucionária e transformadora", sublinhando que o seu trabalho "tipifica a arquitectura de 1950 no Brasil – crua, robusta e brutal”. “Paulo Mendes da Rocha é um arquitecto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva. Estou muito contente que tenha sido distinguido com a Royal Gold Medal, concluiu".

Paulo Mendes da Rocha nasceu em Vitória, Brasil, em 1928 e ao longo da sua carreira tem vindo a receber o reconhecimento internacional pelo seu trabalho. "O seu estilo brutalista, expondo o betão e recorrendo a acabamentos ásperos foram amplamente reconhecidos como transformadores da cidade de São Paulo", sublinha o comunicado de imprensa do RIBA.

Mendes da Rocha é autor de uma vasta obra onde se incluem muitos edifícios públicos no Brasil e embora o seu reconhecimento internacional foram poucos os projectos que desenvolveu para fora do seu País. Portugal consta dessa pequena lista, com o Museu Nacional dos Coches (2015), um projecto que realizou em co-autoria com Ricardo Bak Gordon.

Paulo Mendes da Rocha junta-se assim à lista de premiados onde constam nomes como Zaha Hadid (2016), Frank Gehry (2000), Norman Foster (1983), Frank Lloyd Wright (1941) e o também brasileiro Oscar Niemeyer (1998), entre tantos outros.

Recorde-se que o Royal Gold Medal é aprovado por Sua Majestade, a Rainha de Inglaterra e é atribuído a uma pessoa ou grupo de pessoas como reconhecimento da sua influência directa ou indirecta no desenvolvimento da prática da arquitectura”.

Este ano Paulo Mendes da Rocha já havia sido distinguido com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza pelo conjunto da sua obra (2016) e com o Praemium Imperiale International (2016).

 

 

 

 

 

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo