Conferência internacional debate obra de Niemeyer na Madeira

niemeyer_na_madeira-2No próximo dia 14 de Outubro, a obra de Niemeyer na Madeira vai ser o tema de uma conferencia/debate internacional promovido pela Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos e realizado no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.

O hotel Casino Park, uma obra tardia da arquitectura do Movimento Moderno e a única que o arquitecto brasileiro deixou em terras portuguesas é o foco do debate. "Muitas questões tem sido levantadas sobre o protagonismo de cada um dos arquitectos na elaboração do projecto, a negação ou aceitação da autoria, a presença ou ausência de Niemeyer na Madeira, a importante participação do designer Daciano Costa na concepção dos interiores ou, ainda, os reflexos que a obra viria a ter no turismo insular e na sua arquitectura hoteleira", lembra a organização da conferência.

No sentido de dar algumas das respostas, a Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos vai divulgar junto do público madeirense "o que os estudiosos concluíram sobre o tema e, sobretudo, explicar a razão pela qual um hotel de 400 quartos pode implantar-se com tão sóbria elegância num zona proeminente da cidade do Funchal". De acordo com a mesma fonte, a conferência está integrada nas comemorações do Dia da Arquitectura e conta com convidados especialistas sobre o tema que abordarão ainda outras questões relacionadas com a mais notável obra de arquitectura na Madeira do século XX.

Estarão presentes, entre outros, Rodrigo Queirós, professor da Universidade de São Paulo, Brasil; os arquitectos Michel Toussaint, João Paulo Martins e Carlos Oliveira Santos e o designer Jorge Cid. A entrada é gratuita para arquitectos membros e estudantes. Para não arquitectos, os bilhetes custam 5 euros.

 

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo