Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor vence Prémio Secil Engenharia Civil 2014

AHBSEscalãoMontante_bA Secil e a Ordem dos Engenheiros (OE) atribuíram o Prémio Secil de Engenharia Civil 2014 ao Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

Em comunicado de imprensa, a Secil, que distingue, de dois em dois anos, "o mais significativo projecto" na área de engenharia civil, explica que o projecto do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de engenharia da EDP Produçao, coordenada por Domingos Silva Matos. De acordo com a mesma fonte, o projecto foi distinguido "por unanimidade" pelo júri do Prémio Secil, presidido por António Campos Matos.

Situado no concelho de torre de Moncorvo, este aproveitamento hidroeléctrico abrange também os concelhos de Alfândega da Fé, Mogaduro e Macedo de Cavaleiros. Conta com uma potência de 189 MW e é constituída por dois escalões, o de Baixo Sabor a montante e o de Feiticeiro a jusante. O escalão de montante, com uma barragem de 123 metros de altura ? a segunda mais alta do país ? cria uma albufeira com capacidade de 1.095 hectómetros cúbicos, tornando-a a segunda maior do país.

O dono de obra é a EDP Produção, tendo a construção ficado a cargo do consórcio Baixo Sabor ACE, constituído pela Odebrecht, Bento Pedroso Construções e Lena Construção, tendo a Consulgal assegurado a fiscalização da obra.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo