OASRN volta a lançar concurso no Instagram

 

675-cartazoutroprismaDepois do sucesso das edições anteriores, a Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) volta a promover o concurso de fotografia de arquitectura no Instagram, "Outro Prisma". Como já é hábito, a iniciativa é aberta à participação de todos os interessados nos temas da arquitectura e fotografia, nomeadamente arquitectos, estudantes de arquitectura, artistas, designers, fotógrafos, jornalistas, entre outros. O concurso decorre de 26 de Setembro a 25 de Dezembro 2016.

Esta edição tem como tema "Arquitectura, Luz e Sombra" e pretende que os participantes continuem a descobrir, através da fotografia, novos enquadramentos e novos prismas da obra arquitectónica, realçando, os contrastes, a descoberta da arquitectura através do desenho das sombras, dos contrastes, do construído ao projectado.

O júri desta edição, é composto pelo Dr. Bernardino Castro, director do Centro Português de Fotografia, pelo jornalista Luís Octávio Costa, jornal "O Público", Diogo Lage, vencedor da 2ª edição e pelos arquitectos Pedro da Rocha Vinagreiro e Renato Costa (representantes da OASRN).

À melhor fotografia será atribuído um prémio pecuniário no valor de 500?. O júri pode também propor a atribuição até duas Menções Honrosas, sem valor pecuniário. O anúncio do vencedor será feito no dia 13 de Janeiro de 2017, na Sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, aquando da inauguração da exposição patente até dia 28 de Março de 2017.

O processo de selecção terá duas fases: no final de cada semana, o júri selecciona as três melhores fotografias; na fase final do concurso farão parte as três fotografias seleccionadas semanalmente, e ainda, 10 fotografias resgatadas por parte do júri.

Para participar, devem seguir a OASRN no Instagram, partilhar, na sua conta pessoal, uma fotografia (em formato quadrado) e identificar a OASRN nas fotografias a concurso. As imagens deverão ser inseridas semanalmente, entre Segunda-feira e Domingo, no Instagram pessoal. Cada participante poderá apenas inserir uma fotografia por semana e a mesma, uma única vez, durante todo o período do concurso. As fotografias a apresentar deverão ter como foco principal a arquitectura. Nota para o facto de serem excluídas as fotografias inseridas com datas anteriores ao período semanal de selecção bem como as montagens.

No final de cada semana, as três melhores fotografias seleccionadas serão publicadas nos meios de comunicação da OASRN (Instagram, Facebook, site e newsletter "Mensageiro"). No final do concurso, a fotografia à qual será atribuído o Prémio, será também divulgada nos meios de comunicação da OASRN.

Organizado pela OASRN, o concurso "Outro Prisma" tem como principal objectivo sensibilizar a sociedade civil a "saber ver" a arquitectura. O concurso conta com a parceria do Centro Português de Fotografia e o patrocínio de Ageas Portugal.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo