“Habitar Portugal” 12-14 vai para Évora

habitarpt

O Fórum Eugénio de Almeida, em Évora, vai acolher de 24 de Setembro a 30 de Outubro a exposição itinerante "Habitar Portugal 12-14". Esta será a quinta apresentação, em território nacional, desta selecção de obras de arquitectura construídas no triénio 2012-2014, que procura nas suas diversas manifestações compreender, discutir, e reportar o estado e a condição da arquitectura portuguesa que hoje vivemos.

Recorde-se que esta selecção fez-se perante uma pergunta: "está a arquitectura sob resgate?" E o resultado pretende ser, mais do que uma conclusão, uma reflexão em aberto. As 80 obras que se apresentam são, cada uma delas, propostas para a construção da percepção de um momento significativo para a arquitectura portuguesa.

De salientar que, o período a que esta edição corresponde é coincidente com o programa de resgate financeiro a que Portugal esteve sujeito. Quis-se, por isso, analisar e compreender o impacto que inevitavelmente este facto teve na prática dos arquitectos portugueses.

A quinta edição de Habitar Portugal, que cobre já quinze anos de produção arquitectónica portuguesa, desde 2000, é uma oportunidade para cruzar as suas sucessivas concretizações e reflectir sobre a acumulação de registos que nos permitem uma imagem de uma passagem alargada de tempo pela arquitectura portuguesa.

O Habitar Portugal pretende constituir-se como uma manifestação importante que a Ordem dos Arquitectos assume para a divulgação da arquitectura e a discussão das suas políticas públicas.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo