Consórcio internacional acorda compra 22,5% da Galp Gás Natural Distribuição

InvestimentoeurosdinheiroA Galp Energia estabeleceu uma parceria com o consórcio liderado pela japonesa Marubeni Corporation no negócio de infra-estruturas reguladas de gás natural do grupo português.

Segundo o comunicado de imprensa da Galp Energia, o acordo, estabelecido através da subsidiária Galp Gas & Power (GGP), prevê a aquisição, por parte do consórcio, de 22,5% do capital social da Galp Gás Natural Distribuição (GGND) por um valor de 138 milhões de euros "e a partilha de determinados direitos no governo desta sociedade".

A mesma fonte destaca que, com base no preço acordado e nos passivos associados, o valor implícito para 100% da GGND ronda os 1.300 milhões de euros. Previamente à conclusão da transaccção, a GGND irá financiar-se autonomamente no sentido de reembolsar os empréstimos accionistas existentes actualmente, de 568 milhões de euros, resultando num encaixe financeiro para a Galp de 700 milhões de euros. Após a transacção, a Galp deixará de consolidar integralmente a GGND nas contas do grupo.

A Galp refere ainda que esta parceria resulta da estratégia de gestão de portfólio da empresa e reflecte "a natureza do negócio de infra-estruturas reguladas e o ambiente historicamente baixo das taxas de juro", que permite ao grupo português "cristalizar valor e potenciar as suas opções estratégicas de crescimento".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo