Siemens Portugal fornece centrais no Egipto

VierH-Klasse-Gasturbinenmitjeweils400MegawatterreichtendasBeniSuefKraftwerk.NachderFertigstellungwirddieAnlageinBeniSuefmiteinerinstalliertenGesamtleistungvon4,8GigawattdasweltweitgrößtegasbefeuerteGas-undDampfturbinen(GuD-)Kraftwerksein.Fourgasturbineswith400megawattseacharrivedattheBeniSuefpowerplant.Aftercompletion,thepowerplantinBeniSuefwithaninstalledcapacityof4.8gigawattswillbethelargestcombinedcyclepowerplantworldwide.

A Siemens Portugal foi seleccionada para assegurar o fornecimento de 350 quadros de média tensão e 370 quadros de comando e controlo de turbina para as centrais de ciclo combinado que a empresa está a construir no Egipto.

Em comunicado de imprensa, o grupo destaca que este projecto representou a sua maior encomenda de sempre a nível mundial. As unidades serão construídas na Fábrica de Quadros Eléctricos, em Corroios, que tem sido "crucial para o equilíbrio da balança comercial da empresa" e que, em 2014, foi escolhida pela Siemens AG para receber uma nova linha de produção para os quadros eléctricos de baixa tensão Sivacon S8. Actualmente, esta unidade industrial exporta 95% da sua produção.

A multinacional germânica assinou contratos no valor de 8 mil milhões de euros para centrais eléctricas a gás natural altamente eficientes e parques eólicos que reforçarão a capacidade de produção de energia do Egipto "em mais de 50%, comparado com a produção actual". Os projectos fornecerão 16,4 gigawatts adicionais à rede eléctrica nacional deste país e satisfarão "a procura crescente de energia pela população".

Juntamente com os parceiros egípcios locais, Elsewedy Electric e Orascom Construction, a Siemens fornecerá, em regime chave-na-mão, três centrais eléctricas de ciclo combinado alimentadas a gás natural, cada uma com uma capacidade de 4,8 GW. Cada uma das três centrais ? Beni Suef, Burullus e New Capital ? funcionará com oito turbinas a gás da classe H da Siemens, "seleccionadas pela sua elevada capacidade de produção e eficiência recorde".

O planeamento do projecto prevê o comissionamento da primeira central de 4,8 GW antes do Verão de 2017. Após a respectiva conclusão, estas três centrais eléctricas serão, segundo o grupo, as maiores do mundo.

Além destes projectos, o grupo alemão fornecerá também até 12 parques eólicos no Golfo do Suez e na região ocidental do Nilo, que totalizarão cerca de 600 geradores para uma capacidade instalada de 2 GW. A Siemens construirá ainda uma fábrica de pás de rotores na região de Ain Soukhna, no Egipto, que proporcionará formação e postos de trabalho para cerca de mil pessoas. A unidade de produção deve entrar em funcionamento no segundo semestre de 2017.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo