Estudantes da FAUP vencem concurso internacional para a Síria
Propostavencedora

Proposta vencedora “Endless Future Project” de Giulia Gorgo, Alfredo De Luca, Marta Gayoso e Elena Guidetti

Alfredo De Luca, Elena Guidetti, Giulia Gorgo e Marta Gayoso, oriundos da Itália e Espanha a estudarem em regime Erasmus na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), venceram o Concurso Internacional "Syria: Post-War Housing", com a proposta “Endless Future Project”, tendo como caso de estudo a cidade de Alepo.

O Concurso Internacional de Ideias desafiou estudantes de arquitectura e jovens arquitectos a apresentar uma proposta de investigação para novos conceitos de habitação para a futura Síria do pós-guerra.

Sobre a proposta vencedora, o júri destacou, entre outros, "a profunda análise das tipologias locais de habitação, a reflexão que sustenta a transição entre o tecido urbano islâmico e as mais recentes construções, e o estudo detalhado dos materiais de construção propostos e sistemas de ventilação natural".

Recorde-se que, a guerra civil na Síria, iniciada em 2011, criou a maior crise de refugiados depois da II Guerra Mundial. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), mais de 4 milhões de pessoas terão abandonado o país e fugido para a Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e, mais recentemente, Europa.

 

 

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo