Arquitectura japonesa contemporânea em exposição no Museu do Oriente
foto:museudooriente

foto:museu do oriente

A arquitectura japonesa contemporânea vai estar em destaque no Museu do Oriente a partir do dia 4 de Agosto. Através de cerca de uma centena de projectos de arquitectura, apresentados em fotografias, plantas e maquetas, a exposição Parallel Nippon reflecte sobre as dinâmicas socioeconómicas e póliticas em acção no Japão, durante a década de 1996-2006.

Toyo Ito, Shigeru Ban, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa, Tadao Ando e Kenzo Tange, são alguns doa arquitectos representados na mostra que, segundo a Fundação Oriente acompanha o periodo de "transição entre séculos, e sobretudo de mudanças de perspectiva, que se traduziram, no plano do edificado, em diferentes escalas, lógicas de utilização e relação com a envolvente".

"Parallel Nippon  – Arquitectura Japonesa Contemporânea 1996 ? 2006", mostra este trajecto através de completados em solo japonês ou projectados por arquitectos japoneses no estrangeiro.

Divididos em quatro secções temáticas – Cidade, Vida, Cultura e Habitação -os projectos apresentados incluem  infra-estruturas urbanas como aeroportos e estações de metro, hospitais, universidades, museus, sedes de empresas e edifícios administrativos, casas particulares, blocos de apartamentos, jardins e locais de culto.

A exposição estará patente até 28 de Agosto.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo