UNAVE promove workshop sobre uso da madeira na construção

WORKSHOP-Madeira-na-construcaoA madeira e a sua aplicação na construção civil é o tema central do primeiro de um ciclo de workshops sobre materiais de origem florestal, que a UNAVE ? Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, vai realizar, a partir do mês de Setembro, numa organização conjunta da Sociedade Portuguesa de Materiais, Universidade de Aveiro e Instituto Superior de Agronomia. O primeiro workshop realiza-se a 12 de Setembro.

O curso é destinado a engenheiros, arquitectos, investigadores, professores e estudantes de cursos superiores, técnicos de empresas ligadas à produção de produtos de madeira e seus derivados, de empresas de projecto e construção, bem como a especialistas no domínio da sustentabilidade e da eficiência energética e terá lugar no anfiteatro do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro.

Para além do estado da arte, da eficiência e da sustentabilidade do uso da madeira na construção estarão no centro das atenções temas relacionados com a eficiência energética, aspectos ambientais, o design  e o mercado destes produtos.

De acordo com a UNAVE, os conteúdos programáticos do workshop dividem-se pelos seguintes temas: "Sistemas e produtos de madeira", "Mecanismos de suporte ao seu desenvolvimento e fiabilidade", "A madeira como material de construção", "Durabilidade química", "Durabilidade biótica", "Eficiência energética dos edifícios", "Design  em madeira", "Green building (sequestro de carbono)", "Compósitos de madeira: estado actual e potenciais novos produtos" e "Aglomerados de fibras e de partículas em construção".

No final do workshop  os participantes ficarão com uma visão abrangente do uso da madeira na construção, que lhes permitirá perspectivar o futuro neste domínio, garante a mesma fonte.

A coordenação técnico-pedagógica do workshop é da responsabilidade do professor Paulo Cachim, do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro, Dr. Luís Gil, da Divisão de Estudos Investigação e Renováveis da Direção-Geral de Energia e Geologia, e Dr.ª Sofia Knapic, do Centro de Estudos Florestais, do Instituto Superior de Agronomia.

 

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo