Porseg conquista o prémio internacional "Red Dot Award: product design"
A Porseg, o maior fabricante português de portas de segurança e corta-fogo, acaba de ganhar o ?Red Dot Award: product design', o mais prestigiado prémio internacional anualmente atribuído na área do design. O galardão premeia a empresa pela nova porta corta-fogo "Plano", considerada uma das melhores propostas apresentadas a concurso na categoria de design de interiores em 2013.

O projecto, que envolveu intensivamente os diferentes departamentos da empresa, desde a fase de concepção, da responsabilidade dos arquitectos do departamento de I&D, João Oliveira e Isabel Rebello de Andrade, até à fase de produção, foi desenvolvido em tempo recorde de apenas meio ano.

A Porseg estará em Essen, na Alemanha, em 1 de Julho, na gala de entrega dos prémios, que todos os anos costuma reunir os criadores e fabricantes mundiais mais em foco na área do design.

O ?Red dot award: product design' atribuído à empresa fica a dever-se a uma porta metálica de batente com folhas e aros complanares e mecanismos de fecho ocultos, conjugando modernidade e elevada resistência ao fogo. "À vista tem apenas o puxador e barra anti-pânico e, se estiver configurada com componentes específicos, é uma porta que, às aptidões de resistência ao fogo, acrescenta uma elevada capacidade de isolamento sonoro e estanquidade à água", assinala José Guimarães, administrador da empresa sediada em Arcozelo, Vila Nova de Gaia. As características técnicas e estéticas da inovadora "Plano" não passaram despercebidas aos 37 jurados da competição deste ano, que tiveram de apreciar 4.662 trabalhos, divididos por 19 categorias, submetidos a concurso por 1.865 concorrentes, de 54 países, entre produtores, designers e arquitectos.

Na notificação do prémio que acabam de enviar à empresa, os organizadores do certame, os alemães do Centro de Design da Renânia do Norte-Vestfália, destacam "o design de qualidade" do novo produto da Porseg e o seu comportamento durante o processo de avaliação dos jurados.

"Sabíamos que tínhamos um excelente produto e que podíamos surpreender, tanto pelas impressões positivas dos arquitectos portugueses que conheceram a ?Plano' antes de decidirmos apresentá-la a concurso, como pelos resultados dos ensaios que fizemos, segundo as normas europeias, tendo em vista a certificação internacional. Mas foi pela inovação e pelo design que o nosso produto convenceu o júri. Essa é a componente do prémio que mais nos satisfaz e que remunera melhor o esforço que todos fizemos", congratula-se José Guimarães.

Já em produção, a nova porta corta-fogo da Porseg visou responder, inicialmente, a um pedido do arquitecto Carrilho da Graça para o edifício do Datacenter que a PT tem em construção na Covilhã. Na fase de desenvolvimento de produto e para garantir que o desafio seria superado, a "Plano" foi sujeita aos ensaios mais exigentes no que toca a resistência ao fogo, durabilidade, acústica, permeabilidade ao ar, estanquidade à água, resistência ao vento, forças de manobra, resistência à torção e coeficiente de transmissão térmica. "Em todos estes parâmetros, os resultados foram encorajadores e decidimos avançar com a produção, estando já em fabrico as primeiras 300 unidades", elucida José Guimarães.

Com esta distinção, a Porseg passa a utilizar o selo "Red Dot award" na nova porta que, durante um ano, estará em exposição na Alemanha, ao lado dos produtos premiados e das menções honrosas atribuídas pelo júri nas restantes 18 categorias do certame. Mais importante, reconhece José Guimarães, "é que a Porseg passará a estar no mercado com outros argumentos e responsabilidades", pelo que vai "aproveitar este prémio para intensificar a aposta na internacionalização", tanto mais que opera também em Angola, em parceria com o grupo português de transportes e logística Pinto Basto. O objectivo, sublinha, é "transformar em negócios o interesse que a ?Plano' está a suscitar além-fronteiras entre designers e arquitectos".

Líder de mercado na produção e distribuição de portas de segurança e corta-fogo em Portugal, a Porseg ? Sistemas de Segurança, SA tem os seus produtos instalados nos maiores equipamentos públicos do país (hospitais, aeroportos, escolas, recintos desportivos, estações de metro, centros comerciais, hipermercados, cinemas, teatros, etc.), assim como em hotéis, edifícios comerciais e de escritórios, sedes e agências de bancos, urbanizações e empreendimentos habitacionais. No estrangeiro, Angola (onde a marca Porseg é já líder) e Suíça são os seus melhores mercados, estando já em fase muito adiantada a sua internacionalização em Moçambique, Brasil, França e Inglaterra.

Com 173 anos de existência ? foi criada como João Tomás Cardoso & Filho, Sucessores, Lda. em 1840 ?, a Porseg facturou cerca de 10 milhões de euros no ano passado, em boa parte provenientes da operação angolana, cada vez mais relevante na consolidação dos negócios da empresa e na sustentabilidade do volume de emprego face ao ambiente de crise por que passa a indústria da construção entre nós.
in Engenharia e Construção

Ver original


Parcerias

Arquivo