Construção na Birmânia vai crescer mais de 10% ao ano

14-obras.jpgO mais recente relatório do Construction Intelligence Center (CIC) da Timetric prevê que a indústria da construção da Birmânia registe um crescimento rápido durante os próximos cinco anos, a uma média anual de 10,37%.

Segundo o estudo, o valor da produção deste sector no país asiático cifrou-se nos 8,2 mil milhões de dólares (7,2 mil milhões de euros) no ano transacto e antecipa-se que alcance os 13,5 mil milhões de dólares (11,9 mil milhões de euros) em 2020. Este crescimento terá como base a melhoria das condições económicas do país mas, segundo a consultora, irá depender principalmente dos investimentos públicos em projectos de habitação, energia, utilities e de infra-estruturas públicas, bem como de um aumento no investimento estrangeiro.

Para o economista-chefe da Timetric, "programas públicos emblemáticos, como o Master Plan Nacional de Transportes, a Estratégia Nacional de Exportação e o Plano de Electrificação Nacional promoverão o crescimento da indústria da consstrução durante os próximos cinco anos.

Contudo, Danny Richards alerta que um contexto regulatório e de financiamento "subdesenvolvido", bem como a falta de transparência nos processos de concursos públicos irão impedir que este sector se expanda a um ritmo mais célere.

A construção residencial foi o maior mercado no sector da construção birmanês durante os últimos cinco anos, com um peso de 49,9% do valor total desta indústria no ano passado. De 2011 a 2015, este mercado passou de 3,6 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) para 5 mil milhões de dólares (4,4 mil milhões e euros), registando uma taxa de crescimento anual de 17,89%. Este crescimento foi sobretudo impulsionado pelos investimentos do Governo em programas de habitação a preços acessíveis. A Timetric prevê que, durante os próximos dois anos, este mercado permaneça o maior do sector, com um valor de 9,7 mil milhões de dólares (8,5 mil milhões de euros) em 2020.

A construção de infra-estruturas representou o segundo maior mercado deste sector durante o período em análise, sendo responsável por 19,4% do valor total da indústria em 2015. O mercado passou de 1,3 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros), em 2011, para 1,9 mil milhões (1,6 mil milhões de euros), em 2015, a uma taxa anual de 20,13%.

Ao longo do período em previsão, a construção de infra-estruturas deverá manter a sua posição, apoiada pelos esforços correntes por parte do Governo do país para melhorar este segmento. Segundo a Timetric, o Executivo da Birmânia vai investir 26,8 mil milhões de dólares (23,6 mil milhões de euros) até 2030, no âmbito do seu plano nacional para os transportes, direccionando financiamento para projectos de transporte nos sectores rodoviário, ferroviário, hídrico e aéreo. Assim, a consultora prevê que este mercado alcance um valor de 4,2 mil milhões de dólares (3,7 mil milhões de euros) em 2020.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo