Exposição "Tanto Mar" do ateliermob, em Março no CCB ? Garagem Sul

"Tanto Mar" é o nome da exposição que o ateliermob está a preparar para inaugurar em Março de 2014 no Centro Cultural de Belém ? Garagem Sul, e que pretende ser o resultado de um conjunto de eventos ? como open calls, conferências ou portal de dados online, que faça o registo do trabalho de portugueses lá fora, e que promova a discussão centrada sob o tema da arquitectura, design e urbanismo enquanto instrumentos de transformação social.

Em nota de imprensa enviada ao Construir, o ateliermob lembra que, "segundo os dados mais recentes, os arquitectos em Portugal são uma classe profissional extraordinariamente jovem. Este facto tem vindo a originar a constituição de inúmeras novas estruturas de criação, na sua maioria multidisciplinares, com criadores de diferentes áreas. A par, está também um processo de emigração em massa, ainda pouco estudado, e que tem o seu início antes de 2008. Por outro lado, a falta de encomenda no território nacional também tem feito com que muitas estruturas estabeleçam parcerias e abram escritórios noutros países. Curiosamente, muita da actividade mais relevante desses portugueses a trabalhar fora de Portugal, tem sido em áreas que, neste momento, estão no centro do que se entende como a nova agenda da arquitectura global. Cruzando a arquitectura, o design e o urbanismo em operações multidisciplinares e de fronteiras ténues, as questões de carácter social, da participação ou da ecologia, colocam-se de forma transversal em todo o mundo.

Praticamente desconhecidos em Portugal e espalhados por diferentes contextos, estes criadores portugueses só formarão uma massa crítica útil ao país, se o seu trabalho for registado, reconhecido e discutido. E é isso que nos propomos iniciar".

O atelier lembra ainda que, entre Junho e Agosto de 2014 recepcionou mais de 60 candidaturas espontâneas e que se encontra actualmente a preparar para Dezembro dois dias de conferências públicas sobre matérias relacionadas com a exposição.

"Esta exposição pretende ser um processo, que vá revelando a actividade profissional de dezenas de portugueses que, fora de Portugal, trabalham diariamente na melhoria das condições de vida de diferentes comunidades", sublinha.

A imagem gráfica e o portal podem ser visto em www.tantomar.pt

 

Notícia Construir  

in | ateliermob |

Ver original


Parcerias

Arquivo