BAD encoraja Luanda a prosseguir processo de diversificação da economia

2827197[2]O vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) encorajou o Governo angolano a prosseguir com as reformas em curso e a acelerar o processo de diversificação da economia do país.

Segundo um comunicado de imprensa do Ministério das Finanças de Angola, Janvier Litse, o responsável do BAD, esteve reunido com o secretário de Estado do Tesouro, João Boa Francisco Quipipa, que fez uma análise relativamente aos últimos desenvolvimentos do cenário macroeconómico deste país, “com destaque para as reformas em curso, tendentes â melhoria da qualidade da despesa pública”.

Relativamente à actual conjuntura de Angola, e o impacto da crise da queda do preço das matérias-primas, Litse afirmou que “não há outro caminho”, senão o de “diversificar as economias africanas”. Neste âmbito, o vice-presidente do BAD reiterou a disponibilidade da instituição para manter o apoio a Angola no que se refere à assistência técnica neste processo de reformas.

No que concerne à cooperação com o BAD, Quipipa abordou a performance da carteira de projectos, garantindo estarem criadas “as condições para alcançar níveis de execução financeira acima dos 80% ainda durante o primeiro semestre”.

Actualmente, o BAD tem em Angola uma carteira de negócios avaliada em cerca de 1,4 mil milhões de euros, com 14 projectos que envolvem sectores como a energia e águas, transporte, finanças, agricultura, saúde e pescas.

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo