Siemens apresenta alternativas para gestão do tráfego no FICIS 2016

lisboa_3_30A Siemens aproveitou a sua participação no Fórum Internacional das Comunidades Inteligentes e Sustentáveis (FICIS), em Braga, para apresentar alternativas para gestão do tráfego nas cidades.

A multinacional alemã participou no painel que debateu a mobilidade sustentável com uma apresentação que aborda a passagem da gestão de tráfego para a conversão modal. Em comunicado de imprensa, o grupo explica que esta proposta tem em vista uma mobilidade urbana mais sustentável, "tendo em conta o excesso actual de transportes individuais que caracteriza as cidades de todo o mundo".

A mesma fonte salienta que a área da mobilidade tem constituído uma das apostas da estratégia da Siemens a nível mundial, defendendo a empresa que, através dos instrumentos certos, as cidades poderão gerir o seu tráfego e, em simultâneo, "ter ferramentas para actuarem também sobre a conversão modal".

Neste sentido, o grupo crê que poderá auxiliar o processo, ao disponibilizar esses instrumentos "e ajudando as cidades a trazer para outros modos de transporte os passageiros que estão hoje focados na utilização diária do transporte individual".

De acordo com a Siemens, as suas soluções permitem o recurso a "múltiplas fontes de informação, não apenas de análise de comportamento do trânsito, como os sensores que detectam os fluxos de tráfego em vários pontos das cidades, mas também outros sensores, como os que monitorizam a qualidade do ar, os níveis de ruído ou os que medem o tempo de viagem entre dois pontos a rede viária".

De acordo com a nota de imprensa, esta gestão de tráfego inteligente permite, "entre muitas outras possibilidades", elaborar planos de sinais de semáforos que ajudam, "por exemplo, a reduzir os níveis de emissões de CO2 nos centros das cidades".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo