Francisco Taveira Pinto é o novo presidente da APRH

agua1101Francisco Taveira Pinto, professor catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é o novo presidente da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH).

Em comunicado veiculado no seu site, a FEUP explica que a associação tem como principal objectivo "estimular o tratamento multissectorial e interdisciplinar dos assuntos relacionados com a quantidade e a qualidade das águas interiores, estuarinas e costeiras, tanto superfíciais como subterrâneas, constituindo um fórum para profissionais de diversas formações e sectores de actividade no domínio dos recursos hídricos".

Taveira Pinto foi, de acordo com a FEUP, eleito por "escrutínio secreto, directo e universal" e traçou como principais objectivos para o seu mandato de dois anos "a promoção do progresso do conhecimento e a discussão dos problemas relativos aos recursos hídricos nos domínios do planeamento, da gestão, desenvolvimento, administração, ciência, tecnologia, investigação e ensino".

Outra das prioridades passará pela dinamização e apoio a iniciativas que "contribuam para a cooperação e para o diálogo entre os diferentes intervenientes, com vista à resolução dos problemas no domínio dos recursos hídricos". Outras propostas incluem a participação em acções de divulgação dos princípios fundamentais de uma "política adequada à gestão dos recursos hídricos e ainda a colaboração com associações congéneres e a dinamização da participação portuguesa em programas internacionais".

Segundo a FEUP, o docente traçou ainda projectos específicos que pretende levar a cabo durante o seu mandato e que envolverão "o reforço do carácter da APRH como fórum nacional de debate", o fomento da participação de entidades públicas e privadas num processo de "reflexão conjunta sobre o futuro das políticas de gestão de água, sensibilizando a sociedade para os desafios actualmente enfrentados pelo sector da água".

in Construir

Ver original


Parcerias

Arquivo